Dicas para evitar os prejuízos do stress no trabalho
Hoje é celebrado o Dia
Mundial da Saúde. Você sabia que o stress no ambiente profissional pode ser
altamente prejudicial à saúde?
Segundo Mara Fernandes
Maranhão, psiquiatra do Hospital Albert Einstein, de São Paulo os efeitos do
stress no organismo vão além dos problemas emocionais. Segundo ela, “O stress faz com que o corpo libere mais
hormônios como a adrenalina e o cortisol que, em excesso, aumentam a frequência
cardíaca e a pressão arterial, diminuem a imunidade, aumentam o apetite e
agravam o acúmulo de gordura na região abdominal”.
Em Julho deste ano, a Universidade de Harvard publicou um
estudo feito com mais de 20.000 mulheres. Este estudo revelou que trabalhar em
ambientes estressantes e sob muita tensão pode aumentar em 70% o risco de um
infarto e em 40% de outro evento cardiovascular. Outra pesquisa divulgada neste ano, desenvolvida no Instituto de
Pesquisas sobre Trabalho e Saúde do Canadá, concluiu que o stress no trabalho
dobra as chances de uma mulher ter diabetes.
Como trabalho e stress são duas coisas que andam de mãos
dadas, é praticamente impossível evitar o problema no ambiente profissional.
Talvez por isso seja tão comum que o ‘stress ocupacional’ se acumule e
desencadeie vários problemas à saúde, que vão desde um desânimo crônico até
doenças graves, como hipertensão.
Porém, embora não seja possível fugir do stress no trabalho,
há formas de amenizar os impactos o problema tem sobre a nossa vida. Conheça 03 formas de fazer isso :
·
1.
Identifique o que está provocando o stress
É preciso saber o que está provocando o stress no trabalho para que a atitude
mais correta seja tomada. O problema pode ser você, então procure avaliar se
você está se sobrecarregando porque não delega funções, cobra demais de si
mesmo, leva o perfeccionismo ao extremo ou por outro motivo. No entanto, pode
ser que as próprias características do trabalho (pressão, risco de vida e
prazos apertados, por exemplo) acarretem stress. Finalmente, o ambiente de
trabalho, construído pelos funcionários e pelas relações entre eles, pode ser o
grande culpado.
·
2.
Fique atento aos sinais do seu corpo
Os problemas clínicos associados ao stress que costumam aparecer primeiro são
cansaço e desânimo desproporcionais, fadiga constante, dificuldades de
concentração, problemas de memória, comportamento explosivos e irritabilidade.
Além deles, sintomas comuns quando o nível de stress profissional é grande
incluem depressão, transtornos de ansiedade, hipertensão, compulsão alimen tar,
aumento de peso, gastrite e outras alterações gastrointestinais.
·
3.
Seja flexível, não abrace o mundo
Não delegar tarefas e cobrar muito de si são alguns dos comportamentos que
podem se virar contra você, já que colaboram com o aumento do stress no
trabalho. “Por exemplo, uma pessoa muito perfeccionista nunca vai ficar
satisfeita com o seu trabalho, não importa o resultado. Ou ela vai considerar
que não fez mais do que sua obrigação, ou vai se culpar pois deixou a desejar”,
diz o psiquiatra Renato Mancini.
Fonte: Revista Veja
Fonte: Revista Veja
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